quarta-feira, 19 de junho de 2013

Filme - Lixo Extraordinário (2010)

Filmes cara, filmes. Não importa qual o seu gênero favorito, ou a importância que você dá a eles, sempre vai ter um que marca sua vida, que vem na sua cabeça no dia-a-dia, aquele que seus amigos sempre lembram. E agora chegou a minha hora de falar sobre eles. E o primeiro filme que eu vou sugerir é, acreditem ou não, um documentário. Estranho né, mas vale a pena. Então, vamos ao filme.

O longa em questão se chama Lixo Extraordinário (Waste Land, 2010), e é um filme dirigido por Lucy Walker, que concorreu ao Oscar de Melhor Documentário. O filme começa com a iniciativa do artista brasileiro Vik Muniz (um dos mais famosos e celebrados brasileiros a trabalhar na profissão atualmente) de passar uma temporada no Jardim Gramacho, na época o maior aterro sanitário do Brasil, e lá produzir seu próximo trabalho, de forma a retratar a realidade das pessoas que lá vivem e ajudar aquela comunidade. 

No começo, há o sentimento de que possivelmente, veremos simplesmente uma hora de como um quadro ou foto do artista foi criado ou algo do gênero. Embora isso seja um dos temas bordados, aos poucos, o foco sai de Muniz e é transmitido aos catadores que ele conhece e convoca para ajudá-lo. De uma jovem adolescente com 2 filhos até uma senhora que alimenta os catadores há quase três décadas, vemos aos poucos as máscaras dessas pessoas caírem enquanto trabalham, ao mesmo tempo que entendemos as dores e pesares particulares de cada um dos homens e mulheres que vivem no lixo. E aos poucos, vemos cada vez mais o próprio Muniz se aproximar de seu próprio passado em São Paulo, no qual viveu em situação próxima quando criança.


Opinião: O filme trás uma bela história de superação, vitória e oportunidade. Mais interessante, traz a arte como um fator modificador de pessoas e de vidas. Visualmente, também é incrível, já que temos o incrível processo da produção dos quadros de Vik Muniz unido as fascinantes imagens da terra de lixo que parece não acabar. Acessível e emocionante, Lixo Extraordinário é um prato cheio para todo mundo que se disponibilizar a assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário