quarta-feira, 19 de junho de 2013

LIVRO - The Invention Of Hugo Cabret


Hugo Cabret é um menino de 12 anos de idade que vive nas paredes da estação ferroviária Gare Montparnasse, em Paris, mantendo o funcionamento dos grandes relógios do local. Seu pai  é um viúvo e funcionário de museu que o adora, levando-o ao cinema e mostrando a ele sua última paixão antes de morrer num incêndio no museu aonde trabalhava: um autômato (espécie de homem mecânico) que, supostamente, poderia escrever uma mensagem. Após a morte de seu pai, Hugo foi levado por seu alcoólatra tio Claude , que, apesar de não ter praticamente nenhum sentimento pelo menino, o ensinou a manter os relógios da estação. Quando Claude desaparece, Hugo continua a manter os relógios enquanto sobrevive roubando comida e suprimentos, temendo que, se o inspetor da estação vigilante  o descobrisse, poderia envia-lo a um orfanato.

Opinião: Este livro é muitas vezes criticado por possuir muitas imagens . Não posso negar que ele tenha exagerado um pouco  na quantidade de imagens, porem elas tornam o livro único,  pois nos traz uma visão mais detalhista da cena ,  sem aquelas famosas longas descrições , que muitas vezes nos levam a começar a ter uma pequena antipatia com a obra .Uma das características que mais gostei no livro , foi a presença do cinema durante partes da historia, que mostra o cinema em muitas de suas fases ( produção / exibição ) de forma divertida . Aconselho esse livro a todos, mas principalmente para amantes de cinema.

2 comentários:

  1. Interessante sua análise. Normalmente não gosto de imagens em livros (prefiro imaginar os personagens do meu próprio jeito e as vezes acho ruim até capa que revela demais), mas as que você mostrou são bem artísticas... acho que têm a ver com o espírito da obra.
    Embora não tenha gostado do filme, posso até dar uma chance ao livro...
    Aliás, o livro é melhor que o filme?

    ResponderExcluir