sexta-feira, 28 de junho de 2013

Filme - The Silence of The Lambs (1991)

O Silêncio dos Inocentes é um cultuado filme americano da década de 90, sendo para mim, um dos melhores da  época. Sempre senti curiosidade e embora já o tenha assistido, um filme desta grandeza merece uma atenção diferenciada e posso dizer, a segunda vez conseguiu ser ainda melhor.
O filme conta a história de Clarice Starling (Jodie Foster),  uma agente do FBI, que é direcionada para entrevistar um famoso assassino psicótico para assim tentar encontrar pistas para poder capturar um serial-killer que está a solta, assassinando algumas moçoilas e arrancando suas peles. Porém, o assassino chamado Dr Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) propõe um acordo com Starling, apenas contando o que sabia se a jovem o contasse sua história de vida. Aos poucos, é criada uma relação entre Clarice e Hannibal, que por mais que seja uma relação psicótica, percebemos um pouco de afeto. 
O assassino acabara de sequestrar Catherine, a filha de uma senadora, fazendo com que Starling embarque de cabeça nessa investigação. Buffalo Bill, o serial-killer, é um transexual e ao arrancar a pele de suas vítimas, aos poucos vai criando uma segunda pele.
Demme recria um universo impressionante neste longa. A forma que assuntos polêmicos como transexualidade e travestismo, que eram pouco falados na época , foram mostrados sem pudor algum é de uma genialidade tamanha. Talvez, a abordagem destes assuntos possa acabar por afastar alguém que esteja interessado no filme, embora isso não seja a verdade, já que obteu 272.742.922 doláres na bilheteria mundial.
A mitologia do filme, baseada nos célebres livros de Thomas Harris, é ótima, como o canibalismo de Hannibal, que para mim, foi chocante. As mariposas, que deram o nome do filme, também foram uma sacada de mestre. Porém, mesmo com todas estas qualidades, o melhor do filme fica com as inigualáveis atuações de Jodie Foster e Anthony Hopkins - mitos na história do cinema -, ambos ganhadores de inúmeros prêmios, inclusive o Oscar, por seus papéis de Starling e Lecter, respectivamente. 
O filme fez uma das cenas mais pertubadoras que já tive o prazer de assistir - Clarice e Buffalo Bill caçando-se -, sendo tensa e emocionante ao mesmo tempo. 
Silence of The Lambs possui uma longa lista de prêmios, sendo um dos poucos a ganhar 5 óscares.
Não aconselho o filme. Imploro para que o assistam e compartilhem a magistralidade desta pérola cinematográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário